Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino- Aprendizagem, Currículo

Resumo

 Neste artigo experimentamos teorizações foucaultianas na análise do material empírico de uma investigação sobre configurações das relações de gênero nas práticas matemáticas de catadoras e catadores de materiais recicláveis, com idades compreendidas entre 18 e 76 anos, pertencentes a uma Associação de Catadores, e que participavam de um projeto de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Operando com a noção de discurso, interpelamos a razão de matriz cartesiana e o sujeito da razão para mostrar como, em meio a tensões discursivas, relações de gênero e matemática são produzidas e encontram-se implicadas na constituição das subjetividades daquelas mulheres e daqueles homens, catadoras e catadores, alunas e alunos da EJA, e na naturalização de desigualdades de gênero.



Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós doutoranda em educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2015-03-18

Como Citar

Souza, M. C. R. F., & Fonseca, M. da C. F. R. (2015). Relações de Gênero e Matemáticas: entre fios e tramas discursivas. Educar Em Revista, 31(55), p. 261–276. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/38464

Edição

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