Quando o currículo se torna passarela para a diferença

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Diferença, Subjetivação, Gênero, Sexualidade.

Resumo

Viver de múltiplas formas (n)o currículo é o tema principal deste trabalho. A partir de quatro cenas narrativas sobre desfiles de moda realizados por alunos do ensino médio numa escola pública do Recife, tecemos as linhas principais do texto buscando recompor a forma como aquelas ações coletivas habitavam o currículo de maneira singular, afetando significativamente as experiências de gênero e sexualidade daquelas pessoas. Compreendemos currículo como significante que remete a um espaço-tempo enunciativo em constante (re)formulação a partir de processos de hibridização cultural. Pontuamos a importância das interpelações subjetivas para a composição de elementos “novos” e/ou “desconhecidos” no tecido curricular e como isso pode ser entendido enquanto uma abertura desse campo à passagem da diferença, que desloca e recria os ideais de educação a partir da significação de outras vivências.

Publicado

2020-12-21

Como Citar

de Melo, G. S., & A R Martins de Oliveira, A. L. (2020). Quando o currículo se torna passarela para a diferença. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75681

Edição

Seção

Dossiê - Educação, democracia e diferença