Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Literatura. Curso de Pedagogia. Currículo. Formação do leitor

Resumo

Este artigo discute e analisa o ensino de literatura nos cursos de Pedagogia de 27 universidades federais brasileiras. Adota a abordagem descritiva-analítica. A leitura de literatura permanece um tema recorrente em discussões de âmbito educacional. É uma prática que permite a interação entre os sujeitos das diversas sociedades e colabora na constituição do ser humano. Partindo dessa assertiva, o ensino de literatura deve estar inserido nos currículos dos pedagogos, que são os primeiros professores de crianças. Os dados revelam que a maioria das universidades oferta a disciplina em caráter optativo, demonstrando a frágil presença da literatura na formação de professores e ratificando a ideia de currículo como território de poder e disputa. A oferta da disciplina como optativa não garante sua efetivação, pois depende de uma série de circunstâncias relacionadas à dinâmica das instituições, tornando-se um atalho. A análise de instituições das regiões Nordeste e Sudeste, delimitação deste artigo, demonstrou um número significativo de graduandos que deixam de cursar a disciplina, quando há a oferta como optativa. De fato, algumas universidades não têm condições de assegurar essa oferta e de proporcionar esse conhecimento teórico-metodológico aos graduandos. A lacuna deixada na formação repercutirá na atuação do futuro pedagogo. É preciso uma mudança de proposta curricular para legitimar e garantir um conhecimento que é fundamental na formação dos primeiros professores, mas tem percorrido atalhos para se efetivar.

Biografia do Autor

Diana Maria Leite Lopes Saldanha, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pau dos Ferros, RN.

Professora do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus de Pau dos Ferros – CAPF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN), Mestrado em Ensino. Grupos de pesquisa: GEPPE/UERN e GPEL/UFRN. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Atua na área de Formação Docente, Ensino de Literatura, Leitura, Formação do Leitor e Mediadores de leitura, Literatura Infantil, Didática, Práticas Pedagógicas.

Marly Amarilha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN.

Professora Titular colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Literatura pelo King’s College London-University of London. Autora de vários livros e artigos em periódicos internacionais. Introduziu o ensino de Literatura no Curso de Pedagogia.Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Teoria da Leitura e Ensino de Literatura. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: leitura; linguagens; literatura; literatura infantil, educação fundamental; formação do leitor; formação do mediador de leitura; argumentação; ensino superior. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ

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Publicado

2023-10-11

Como Citar

Leite Lopes Saldanha, D. M., & Amarilha, M. (2023). Literatura no currículo de Pedagogia: um território em disputa?. Educar Em Revista, 39, e86011. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86011

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