Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença

Autores

Palavras-chave:

Pensamento representacional, Currículo, Diferença, Escola

Resumo

O artigo tem como objetivo mostrar que as reflexões/ações produzidas por professores/as no fazer pedagógico contribuem para a produção de um pensamento no currículo escolar além do claustro da representação. A análise é fruto de uma pesquisa realizada mediante entrevista semiestruturada com professores/as de uma escola pública estadual. A análise dos enunciados dos/as professores/as aproxima-se da perspectiva pós-estruturalista e mostra como as reflexões/ ações produzidas por eles/as fazem surgir/insurgir um pensamento da diferença no currículo, na medida em que nos colocam de cara com os limites dos essencialismos e universalismos do pensamento representacional.

Biografia do Autor

Sirley Lizott Tedeschi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de História na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS.

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - na Universidade Católica Dom Bosco -UCDB. Bolsista de produtividade em pesquisa 2.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Tedeschi, S. L., & Pavan, R. (2022). Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84875

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente