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Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental

Vilma Maria Marcassa Barra

Resumo


Neste artigo apresentamos uma síntese de tese doutoral defendida há cinco
anos, mas de plena validade referencial, quanto a conteúdo e método. A
pesquisa, caracterizada como um projeto de intervenção socioeducativa, foi
desenvolvida em uma escola da Rede de Ensino Municipal de Pinhais-PR, na
região metropolitana de Curitiba. Foi implementado e testado um enfoque
interdisciplinar de Educação Ambiental no sistema escolar a partir de um
modelo multidisciplinar (Método de Infusão), tendo como diretriz a
ambientalização do currículo escolar. O trabalho teve três etapas: o marco
teórico análise conceitual da EA; EA: necessidade, origem e desenvolvimento;
a análise do contexto Paraná: marco contextual; o município de
Pinhais: estudo contextual; o estudo empírico análise de necessidades; o
projeto de intervenção socioeducativa; análise e interpretação dos dados;
conclusões e sugestões. Nesta síntese, no entanto, nos limitaremos a apresentar
os dados relativos ao estudo empírico.

Palavras-chave


Educação Ambiental; ambientalização do currículo; método de infusão; Environmental Education; school curriculum environmentalization; infusion method

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