Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental

Autores

  • Vilma Maria Marcassa Barra

Palavras-chave:

Educação Ambiental, ambientalização do currículo, método de infusão, Environmental Education, school curriculum environmentalization, infusion method

Resumo

Neste artigo apresentamos uma síntese de tese doutoral defendida há cinco anos, mas de plena validade referencial, quanto a conteúdo e método. A pesquisa, caracterizada como um projeto de intervenção socioeducativa, foi desenvolvida em uma escola da Rede de Ensino Municipal de Pinhais-PR, na região metropolitana de Curitiba. Foi implementado e testado um enfoque interdisciplinar de Educação Ambiental no sistema escolar a partir de um modelo multidisciplinar (Método de Infusão), tendo como diretriz a ambientalização do currículo escolar. O trabalho teve três etapas: o marco teórico análise conceitual da EA; EA: necessidade, origem e desenvolvimento; a análise do contexto Paraná: marco contextual; o município de Pinhais: estudo contextual; o estudo empírico análise de necessidades; o projeto de intervenção socioeducativa; análise e interpretação dos dados; conclusões e sugestões. Nesta síntese, no entanto, nos limitaremos a apresentar os dados relativos ao estudo empírico.

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Publicado

2006-10-20

Como Citar

Barra, V. M. M. (2006). Exploração de necessidades socio-educativas e análise de modelos formativos de educação ambiental com caráter experimental. Educar Em Revista, 22(27), p. 111–128. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/6466

Edição

Seção

Dossiê Temático