Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Palabras clave:
Educar, Ensino-aprendizagem, currículo, tópicos específicos de educaçãoResumen
O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

