Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo
Resumo
O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.