Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo

Autores

Palavras-chave:

Educar, Ensino-aprendizagem, currículo, tópicos específicos de educação

Resumo

O estudo a que este texto se reporta visava, numa primeira fase, identificar as representações de futuros educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a educação global e, posteriormente, caracterizar a forma como estas se refletiam na promoção e análise de situações de ensino/aprendizagem no campo da Educação em Português como língua materna. No âmbito de uma Unidade Curricular de um mestrado profissionalizante de Bolonha foram recolhidos e analisados dados provenientes de um questionário aplicado no início do semestre (representações iniciais) e de uma reflexão escrita individual entregue no final do percurso (representações finais), assim como sete planificações e respetivas fundamentações, orientadas para o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita em Português a partir de uma perspetiva de educação global (desempenho). Neste texto, apresentamos o cruzamento dos resultados da análise de todos estes dados, que nos permitiu concluir que o percurso vivido na UC alterou a forma como as estudantes encaravam a educação global, mas também que sentiam muita dificuldade em a operacionalizar em articulação com o ensino e aprendizagem da língua materna, apesar de este processo ter sido abordado de uma forma transversal.

Biografia do Autor

Cristina Manuela Sá, Universidade de Aveiro, CIDTFF

É cocoordenadora do Laboratório de Investigação em Educação em Português (LEIP) da Universidade de Aveiro. Interessa-se particularmente pela transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização, em termos de investigação e lecionação.

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Sá, C. M., & Mesquita, L. (2020). Educação global através do ensino em Português língua materna: um percurso formativo. Educar Em Revista, 36. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/61731

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