Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção
Palavras-chave:
Currículo, Prospecção, Futuro, Política.Resumo
O presente texto, resultado de um exercício teórico construído no âmbito
dos objetos de pesquisa do autor, propõe revelar alguns elementos de aproximação entre as disciplinas/campos de currículo e prospecção. Parte-se da
hipótese de que ambos se ocupam de alguns objetos comuns, na medida
em que discutem trajetórias, projetos formativos, teleologicidade, futuro,
aposta etc. Para sustentar sua hipótese, o autor assume que as políticas
educacionais e curriculares da sociedade capitalista vêm convertendo-se em
forte instrumento estratégico geralmente focado em torno de dois grandes
objetivos: atender a demandas do presente e antecipar fatos portadores de
futuro visando-se alcançar cenários desejados em médio e longo prazo. Nesse
sentido, currículo e prospecção encontram-se na medida em que ambos
trabalham com a ideia de um telos, ou seja, em “apostas” sobre a construção
de futuros possíveis. Para evidenciar elementos que ilustrem a aproximação
das referidas disciplinas/campos, elencam-se algumas políticas educativas
e curriculares atuais, destacando-se, sobretudo, os referenciais que indicam
a presença de elementos de prospecção.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.