Do sentido de Scurrere à aposta no futuro: elementos de aproximação entre currículo e prospecção
Keywords:
Currículo, Prospecção, Futuro, Política.Abstract
O presente texto, resultado de um exercício teórico construído no âmbito
dos objetos de pesquisa do autor, propõe revelar alguns elementos de aproximação entre as disciplinas/campos de currículo e prospecção. Parte-se da
hipótese de que ambos se ocupam de alguns objetos comuns, na medida
em que discutem trajetórias, projetos formativos, teleologicidade, futuro,
aposta etc. Para sustentar sua hipótese, o autor assume que as políticas
educacionais e curriculares da sociedade capitalista vêm convertendo-se em
forte instrumento estratégico geralmente focado em torno de dois grandes
objetivos: atender a demandas do presente e antecipar fatos portadores de
futuro visando-se alcançar cenários desejados em médio e longo prazo. Nesse
sentido, currículo e prospecção encontram-se na medida em que ambos
trabalham com a ideia de um telos, ou seja, em “apostas” sobre a construção
de futuros possíveis. Para evidenciar elementos que ilustrem a aproximação
das referidas disciplinas/campos, elencam-se algumas políticas educativas
e curriculares atuais, destacando-se, sobretudo, os referenciais que indicam
a presença de elementos de prospecção.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.