Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino em História, Relações Étnico-Raciais, Currículo

Resumo

No presente artigo, analisamos um dos aspectos da política educacional projetada – as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica aprovadas em 2019, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) – problematizando o modo pelo qual ela encaminha a educação para a as relações étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. Uma vez que as diretrizes propostas não anulam a política educacional de caráter afirmativo, tornase relevante dimensionar o modo pelo qual o desenho pensado para a formação inicial promove saberes docentes que capacitem o professor para o enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos. Sustentamos que as diretrizes recentemente aprovadas pelo CNE encaminham uma formação restritiva, no tocante à Educação para as Relações ÉtnicoRaciais, posto limitarem o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar. Ademais, as diretrizes aprofundam deficiências recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão etc.

Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense (1994), graduação em Licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é coordenador de Curso de Licenciatura em História/PARFOR da Universidade Federal do Pará e professor adjunto na mesma universidade. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história. 

Wilma Nazaré Baía Coelho

Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e atua como Vice Coordenadora e docente do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Nos últimos 5 cinco anos (2015-2020), publicou 28 artigos em revistas qualificadas; 3 livros autorais; 33 capítulos de livros. Consultora ad hoc do CNPQ e CAPES e pareceristas Ad Hoc de diversas revistas científicas, como: Revista Currículo sem Fronteiras; Revista Unisinos; Revista Brasileira de Educação; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos; Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; Educação & Realidade; Educação e Questão; Revista Reflexão & Ação; Revista Imagens Em Educação; Revista Acta Scientiarum Education; Revista Eletrônica de Educação; Revista Educação e Filosofia; Revista Caderno de Pesquisas;. Integra a Equipe Editorial/Científico das Revista Cocar, desde 2008; da Revista da Associação de Pesquisadores/as Negros/as, desde 2014; Revista da Revista de Ciências Humanas (Coleção Cadernos NEAB/UFPR), desde 2014; Revista Ensaios e pesquisas em Educação e Cultura, desde 2017 e Revista Brasileira de Educação e Diversidade, 2019. Membro do Comitê de Julgamento /Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas-AF CNPQ/2020. Atualmente participa da pesquisa em rede nacional com envolvimento de 6 instituições (coordenação nacional/UFS), iniciada em 2019. Integra a Comissão de Avaliação do Edital Equidade Racial na Educação Básica, em 2020. Integrou a Comissão da Oficina Colaborativa para Concepção do Edital Equidade Racial na Educação Básica/2019. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente da Pró-reitoria da de Graduação da UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (2010-2011 e 2015-2016/MEC/UNIAFRO) e o Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018/MEC/UNIAFRO). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014 -2016). Condecorada com o Diploma de Mérito - 'ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara Municipal de Belém (2016). Atuou em pesquisa em âmbito nacional (2009-2012), envolvendo 7 instituições (coordenação nacional/UFMG); a segunda pesquisa em rede, ocorreu entre 2015-2016, na qual envolveu 7 instituições (coordenação nacional/UFPR). Foi coordenadora do GT21/ANPED (2015-2017). Integrou a Diretoria Regional Norte Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2010-2012). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Atuou na Diretoria Regional Norte/Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão (2004-2006). Orientou 17 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado, até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional, todos relacionados à Formação inicial e continuada de Professores e a Escola Básica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Coelho, M. C., & Baía Coelho, W. N. (2021). Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77098

Edição

Seção

Dossiê-Bases Nacionais e o Ensino de História embates, desafios e possibilidades na/entre a Ed. Bás. e a form. de prof