Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Avaliação, Currículo.

Resumo

A verificação e posterior certificação de conhecimentos elaborados por sujeitos jovens e adultos é papel historicamente desempenhado por exames supletivos e, desde o início dos anos 2000, por meio do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – o Encceja. Apresentamos aqui uma reflexão acerca da forma como os conhecimentos relacionados à disciplina escolar Ciências são mobilizados nesse exame. Nossa preocupação se remete à relação entre conhecimento e experiência e ao papel que a linguagem assume na expressão de tais conhecimentos. Interessa aqui realizar um exercício, considerando o contexto de circulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de visibilizar a forma pela qual os discursos que compõem tais documentos permitem-nos questionar o lugar da especificidade dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na produção daquilo que conta como conhecimento.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

dos Santos, A. V. F., Marsico, J., & Oliveira, C. dos S. (2022). Certificação de Jovens e Adultos, experiência e conhecimento em Ciências: notas para os campos do Currículo e da Avaliação. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85996

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente