A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico

Autores

  • Maria Verônica Rodrigues da Fonseca Escola Superior de Guerra Fundação Técnico-educacional Souza Marques

Palavras-chave:

Currículo, História das Disciplinas, Didática Geral, Formação de Professores, Teoria do Discurso.

Resumo

O artigo apresenta resultados da pesquisa que investigou a história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil, no período compreendido desde 1939 até o ano de 1968, com o objetivo de compreender a prática discursiva que foi tecida e que tem significado para a referida disciplina como central na formação inicial de professores, em nível superior, no Brasil. O estudo foi desenvolvido a partir da articulação teórico-metodológica entre os estudos do campo do Currículo e, mais especificamente, em História do Currículo e das Disciplinas, desenvolvidos por Ivor Goodson e André Chervel, e os estudos arqueológicos de Michel Foucault, acerca da constituição histórica dos saberes, formulados a partir do conceito de discurso e de suas possibilidades de emergência e produção. A análise documental realizada aponta que três enunciados vão possibilitar a emergência de uma construção discursiva acerca da disciplina Didática como saber necessário ao professor – a centralidade da aprendizagem, a cientificidade da educação e a formação docente em nível universitário –, todos eles presentes no discurso pedagógico dos anos de 1920/30 buscavam responder às urgências postas pelo novo modelo de escolarização, em face da nova organização política e econômica brasileira dos anos de 1930. Trata-se de uma construção disciplinar específica, que se constitui na relação com o discurso psicológico da educação e, nessa interdiscursividade, objetivou ao ato de ensinar ser constituído como par da ação de aprender.

Biografia do Autor

Maria Verônica Rodrigues da Fonseca, Escola Superior de Guerra Fundação Técnico-educacional Souza Marques

Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é Adjunta no Departamento de Planejamento e Orientação Didático-pedagógica da Escola Superior de Guerra (ESG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Supervisão e Orientação Educacional, Currículo e Avaliação e Planejamento. Atuando principalmente no seguinte tema: Currículo e Didática.

Downloads

Publicado

2015-03-13

Como Citar

Rodrigues da Fonseca, M. V. (2015). A história da disciplina acadêmica Didática Geral na Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da Universidade do Brasil: um olhar arqueológico. Educar Em Revista, 31(55), p. 229–246. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/39881

Edição

Seção

Demanda Contínua