A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola

Autores

  • Everaldo Nunes de Farias Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Currículo, Escola Básica, Microcontextos de produção curricular.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a inserção da educação ambiental (EA) em microprocessos políticos de produção do currículo em duas escolas de ensino fundamental localizadas em Pernambuco. Tomamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas, com enfoque no contexto da prática. A metodologia da pesquisa incluiu técnicas de observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam a existência de microcontextos políticos interdependentes entre si que, em articulação, estabelecem os espaços e os modos de inserção da educação ambiental nas escolas. Desse modo, vemos a educação ambiental contemplada nas duas escolas em projetos didáticos associados a temas transversais e a conteúdos de componentes curriculares a partir das expectativas e dos processos políticos de definição curricular. Cada um desses contextos apresenta suas particularidades que incidem sobre a elaboração curricular e a forma de inserção da EA nas práticas educativas. Contudo, um elemento comum que aparece nos resultados, é falta de referência às políticas curriculares nacionais de EA nos textos e discursos escolares, fato que nos leva a supor certo descompasso nos macrocontextos do ciclo de produção de políticas de EA para a educação básica.

Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências

Publicado

2021-10-25

Como Citar

Nunes de Farias Filho, E., & de Oliveira Farias, C. R. (2021). A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78254

Edição

Seção

Dossiê - Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas