Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres

Autores/as

  • Márcia Alves da Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Palabras clave:

Educação, Fundamentos da Educação, Currículo, Tópicos Específicos de Educação

Resumen

Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.

Biografía del autor/a

Márcia Alves da Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Depto. de Fundamentos de Educação, da Faculdade de Educação da UFPel. Atua no enisno, pesquisa e extensão nas áreas de educação, estudos de gênero, trabalho feminino e formação de professores. Possui diversas publicações nas áreas citadas.

Publicado

2015-03-16

Cómo citar

Silva, M. A. da. (2015). Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres. Educar Em Revista, 31(55), p. 247–260. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810

Número

Sección

Demanda Contínua