Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres

Autores

  • Márcia Alves da Silva Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Educação, Fundamentos da Educação, Currículo, Tópicos Específicos de Educação

Resumo

Este texto refere-se a um projeto de pesquisa em andamento, que busca investigar o processo de construção dos sentidos do trabalho feminino e sua relação com a categorização de gênero a partir das histórias de vida de mulheres artesãs e da produção artesanal produzida por cada participante. Um grupo participante é formado por mulheres artesãs pertencentes a uma cooperativa de arte e artesanato popular e o outro por discentes de cursos de licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialmente dos cursos de Pedagogia e Artes Visuais. A iniciativa buscou construir um espaço de produção artesanal, onde as memórias são resgatadas não apenas a partir da oralidade, mas também na produção concreta do artesanato, através do que denominamos de Oficinas de Criação Coletiva.

Biografia do Autor

Márcia Alves da Silva, Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas

Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Professora Adjunta do Depto. de Fundamentos de Educação, da Faculdade de Educação da UFPel. Atua no enisno, pesquisa e extensão nas áreas de educação, estudos de gênero, trabalho feminino e formação de professores. Possui diversas publicações nas áreas citadas.

Downloads

Publicado

2015-03-16

Como Citar

Silva, M. A. da. (2015). Abordagem sobre trabalho artesanal em histórias de vida de mulheres. Educar Em Revista, 31(55), p. 247–260. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36810

Edição

Seção

Demanda Contínua