A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem
Palabras clave:
Narrativas Digitais, Formação Docente, Currículo Narrativo, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).Resumen
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de narrativas digitais de aprendizagem em contexto de formação de professores. Como dados empíricos, são analisados discursos de mestrandos(as) produzidos em uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) de uma universidade pública brasileira buscando indícios de construção do currículo narrativo a partir da produção e veiculação de narrativas digitais de aprendizagem elaboradas como atividade curricular. A recolha de dados compreendeu o acompanhamento da disciplina (estruturada por meio de encontros presenciais e atividades realizadas em ambiente virtual) e a realização de dois grupos focais com os sujeitos da investigação. As análises dos dados tiveram como inspiração a Análise de Discurso e utilizaram o software NVivo como suporte para a composição do corpus. O estudo indica as narrativas digitais de aprendizagem como um dos caminhos para a construção do currículo narrativo, proposto por Ivor Goodson, uma vez que são espaços profícuos para o reconhecimento da experiência dos sujeitos em articulação com os conteúdos curriculares incitando a ecologia de saberes. Assim, propõe que o uso de narrativas digitais de aprendizagem pela perspectiva do currículo narrativo pode ser entendido como uma possibilidade didático-metodológica para a formação de professores.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

