A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Narrativas Digitais, Formação Docente, Currículo Narrativo, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC).

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de narrativas digitais de aprendizagem em contexto de formação de professores. Como dados empíricos, são analisados discursos de mestrandos(as) produzidos em uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) de uma universidade pública brasileira buscando indícios de construção do currículo narrativo a partir da produção e veiculação de narrativas digitais de aprendizagem elaboradas como atividade curricular. A recolha de dados compreendeu o acompanhamento da disciplina (estruturada por meio de encontros presenciais e atividades realizadas em ambiente virtual) e a realização de dois grupos focais com os sujeitos da investigação. As análises dos dados tiveram como inspiração a Análise de Discurso e utilizaram o software NVivo como suporte para a composição do corpus. O estudo indica as narrativas digitais de aprendizagem como um dos caminhos para a construção do currículo narrativo, proposto por Ivor Goodson, uma vez que são espaços profícuos para o reconhecimento da experiência dos sujeitos em articulação com os conteúdos curriculares incitando a ecologia de saberes. Assim, propõe que o uso de narrativas digitais de aprendizagem pela perspectiva do currículo narrativo pode ser entendido como uma possibilidade didático-metodológica para a formação de professores.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Docente da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Unifei, na Linha de Educação e Tecnologias. Atualmente, é Diretora do Centro de Educação (CEDUC) da Unifei.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP. Docente do PPG em Educação Currículo da PUC-SP.

Pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq.

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Rodrigues, A., & Almeida, M. E. B. de. (2021). A construção de currículos narrativos mediados pelas tecnologias: um olhar para a formação de professores e as narrativas digitais de aprendizagem. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/72496

Edição

Seção

Demanda Contínua