Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação

Autores

  • Mailsa Carla Pinto Passos UERJ

Palavras-chave:

cotidiano, relações raciais, metodologia de pesquisa, linguagem, currículo

Resumo

O presente artigo consiste em uma reflexão construída no processo de uma pesquisa em Educação realizada em diálogo com o cotidiano escolar e tendo como tema as relações raciais. Esse estudo – que teve como questão principal compreender “como, no Brasil, as populações afro-brasileiras estabelecem laços e alianças culturais e identitárias” – elegeu como material de análise as enunciações e diálogos que emergem cotidianamente em contextos edu­cativos. Discorremos aqui sobre o “encontro” como metodologia de pes­quisa, fenômeno a partir do qual esses contextos emergem como ambientes polifônicos. O trabalho teve como principais interlocutores teóricos Mikhail Bakhtin e seus estudos da linguagem; Boaventura de Sousa Santos, que nos orienta na reflexão sobre as questões epistemológicas; Paul Gilroy e Stuart Hall. É uma pesquisa que dialoga ainda com o texto literário, compreendendo a literatura como teoria social.

Biografia do Autor

Mailsa Carla Pinto Passos, UERJ

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ).

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Publicado

2013-10-22

Como Citar

Passos, M. C. P. (2013). Encontros cotidianos e a pesquisa em Educação: relações raciais, experiência dialógica e processos de identificação. Educar Em Revista, 30(51), p. 227–242. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/33398

Edição

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