Open Journal Systems

Ante-projeto de organização de Centro para Estudos de Currículos na Universidade Federal do Paraná

Zélia Milléo Pavão, Nilcéa Maria de Siqueira Pedra, Maria Lucia Alves do Socorro, José Alberto Pedra

Resumo


Observações, levantamentos de dados estatísticos, pesquisas, formas de comportamento de estudantes projetando insatisfação, famílias em esforço contínuo para assessorarem a educação de seus filhos de um lado e de outro, a percentagem elevada do contingente jovem da população representando força potencial, transformam-se em preocupação para os educadores e os coloca numa atitude inquiridora e reflexiva. A atitude inquiridora procura levantar perguntas sobre causas e a reflexiva, indo além, preocupa-se com as proposições alternativas sobre formas de “fazer” a Educação. Talvez não se trate de descobrir “nova formas” como propõe Walter E. Garcia na introdução da obra que organizou que se intitula Educação Brasileira Contemporânea: Organização e Funcionamento.


Palavras-chave


Educação; Ante-projeto; Estudos de Currículo; Universidade Federal do Paraná

Texto completo:

PDF