Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte

Autores

  • Kátia Evangelista Regis Universidade Federal do Maranhão
  • Guilherme Basílio Universidade Pedagógica

Palavras-chave:

Currículo, Relações étnico-raciais, População negra.

Resumo

Este artigo apresenta a sistematização e a análise dos 38 artigos, 13 teses e 50 dissertações da Categoria Currículo. Inicialmente, demonstraremos os resultados do exame das teses e das dissertações. Em seguida, refletiremos acerca dos artigos. Para a leitura e análise dos artigos e da produção discente, utilizamos como subsídio os referenciais da análise de conteúdo, por meio da análise categorial (BARDIN, 2008). Ao final, apresentaremos os caminhos abertos para pesquisas futuras e as recomendações da produção investigada para a implementação da Lei nº 10.639/2003.

Biografia do Autor

Kátia Evangelista Regis, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em História (2000) pela Universidade de São Paulo, Mestre (2004) e Doutora (2009) em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (2015) realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP em parceria com o Departamento de História da Universidade Pedagógica (UP) de Moçambique. Docente e Coordenadora da Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Guilherme Basílio, Universidade Pedagógica

Licenciado em Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica (2002), Mestre e Doutor em Educaçao: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente da Universidade Pedagógica na Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas (FCSF). Atualmente é Director-Adjunto para área de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FCSF.

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Regis, K. E., & Basílio, G. (2018). Currículo e Relações Étnico-Raciais: o Estado da Arte. Educar Em Revista, 34(69), p. 33–60. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/57229

Edição

Seção

Dossiê Temático