Avaliação das capacidades de leitura

Autores

  • Suzana dos Santos Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, capacidade de leitura, gêneros do discurso, ensino fundamental, currículo.

Resumo

Este trabalho examinou as práticas de leitura desenvolvidas pelos professores na segunda fase do Ensino Fundamental, em escolas da rede pública. Fundamentou-se nos pressupostos teóricos da enunciação e dos gêneros do discurso de Bakhtin e seu Círculo, que tomam a leitura como ato interlocutivo, implicando sempre uma compreensão responsiva ativa na construção dos sentidos. Para tanto, utilizou-se da observação participante em sala de aula e da análise contrastiva das práticas de leitura. As fontes de dados incluíram gravações, em vídeo, da rotina da sala de aula; entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, análise dos gêneros do discurso em circulação e das práticas de leitura em sala de aula. Como postulado por Bakhtin e Volochinov (2004), a linguagem está sempre “povoada” de interações de outrem. Foi possível identificar, nos episódios em sala de aula, a coexistência de conflitos, diferentes palavras ideológicas ou linguagens sociais manifestando-se nas situações de comunicação. Os resultados destacaram a emergência de o ensino da leitura figurar em todas as disciplinas do currículo escolar os gêneros discursivos como objeto de ensino de leitura, constituindo-se como espaços de interação entre os alunos e destes com o professor.

Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG

Suzana dos Santos Gomes É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME). Membro da Pesquisa em Rede Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa - eixo Literatura e políticas públicas de leitura (CNPq/GPELL/Ceale-NERA/FaE/UFMG). Professora e Pesquisadora do Programa a de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PROMESTRE - Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG).  É coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora Formadora do Curso de Pedagogia a Distância - CAPES/UAB/UFMG. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas  educacionais, avaliação, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura. E-mail:suzanasgomes@fae.ufmg.br

 

Downloads

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Gomes, S. dos S. (2017). Avaliação das capacidades de leitura. Educar Em Revista, 33(63), p. 221–236. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46325

Edição

Seção

Demanda Contínua