Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes docentes. Histórias de vida.

Resumo

Este ensaio trata da natureza dos saberes docentes de formadores de professores do Campus Universitário de Castanhal/UFPA por meio de histórias de vida. Objetivou-se analisar como se constitui o formador de professores e como os mesmos engendram e percebem a natureza e mobilização de seus saberes docentes na prática formadora. Utilizaram-se três histórias de vida para desvelar os saberes vividos, construídos, partilhados e refletidos na docência. O tratamento dos episódios narrativos deu-se à luz da metodologia biográfica, utilizando-se a história de vida temática de espaços e tempos formativos, numa análise interpretativa. Os resultados apontaram que os saberes docentes fecundam e se desenvolvem na trajetória formativa do professor, abrangendo a dimensão pessoal e profissional sua vida, compondo assim sua história numa leitura crítica de si.

Biografia do Autor

Leandro Passarinho Reis Júnior, Universidade Federal do Pará - UFPA

Psicólogo, Doutor em Educação pelo ICED/UFPA. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFPA

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

Reis Júnior, L. P. (2019). Leituras de si: saberes docentes e história de vida de formadores de professores. Educar Em Revista, 35(74), 291–308. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62544

Edição

Seção

Demanda Contínua