Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente

Autores

Palavras-chave:

Inserção profissional, comunidades de aprendizagem docente, professores iniciantes e experientes.

Resumo

O artigo aborda as relações entre professores considerados estabelecidos e os vistos como outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente localizada no estado de São Paulo/BR. Busca compreender quem são os sujeitos na relação com o conhecimento profissional docente numa concepção de indução formadora de práticas. Parte de uma perspectiva teóricometodológica na qual as pesquisadoras produziram um estudo de caso em que os participantes da pesquisa foram também os narradores de suas percepções, expectativas e ações docentes. Tendo como referência os estudos de Elias e Scotson (2000); Zeichner (2008; 2015), Cochran-Smith (2012) e Nóvoa (2017), é possível considerar que a comunidade de aprendizagem docente se revela como uma estratégia de formação de sujeitos, onde a aprendizagem da docência faz com os que grupos de professores se movimentem em direção à propostas insurgentes de atuação profissional.

Biografia do Autor

Fernanda Lahtermaher, Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ)

Doutora e Mestre em Educação (UFRJ); Professora no Colégio de Aplicação da UFRJ e Pesquisadora colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED).

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED).  

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Lahtermaher, F., & Barreto da Cruz, G. (2022). Articulações entre estabelecidos e outsiders no contexto de uma comunidade de aprendizagem docente. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85839

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente