Qualidade social e produção do conhecimento

Autores

  • Solange Martins Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás
  • Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Produção acadêmica, professores, qualidade social, consenso ativo

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa desenvolvida sobre a produção acadêmica de sete instituições organizadas em Rede. Neste artigo apresentamos um recorte referente aos dados das pesquisas sobre professores que se filiaram à abordagem dialética, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, período de 2008-2009. Trata-se de uma “pesquisa sobre pesquisas” realizada na perspectiva dialética. Desenvolveu-se uma meta-análise da produção, colocando em foco a questão da qualidade, a partir de sua perspectiva epistemológica e histórica. O grupo busca compreender se e como a produção manifesta a concepção de qualidade; se promove a qualidade mercadológica para a educação, sustentando o pensamento hegemônico e o consenso ativo, ou se promove qualidade social frente às políticas educacionais neoliberais, estruturando o pensamento contra-hegemônico. Articulam-se duas categorias na análise: método e ideário pedagógico. Concluímos que uma parcela dos trabalhos filiados ao materialismo histórico-dialético desenvolve adequadamente o método e o ideário pedagógico, postura que traduz a perspectiva da emancipação. São estudos propositivos, assumem a pesquisa acadêmica como práxis, situam-se contra o consenso ativo e a constituição da hegemonia. Outra parte do recorte analisado apresenta problemas epistemológicos, mesmo sendo os trabalhos filiados à base epistemológica crítica, por não desenvolverem adequadamente o método e construírem o ideário pedagógico na perspectiva neoliberal, o que sustenta a perspectiva hegemônica e o consenso ativo na produção do conhecimento.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Ruth Catarina Cerqueiro Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Magalhães, S. M. O., & Souza, R. C. C. R. de. (2015). Qualidade social e produção do conhecimento. Educar Em Revista, 31(58), p. 253–270. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/41257

Edição

Seção

Demanda Contínua