Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental
Palavras-chave:
educação ambiental, formação de professores, dispedagogia ambiental, environmental education, teacher training, environmental dispedagogyResumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo, dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma, a reflexão constante sobre o que preciso saber para ensinar?, por que e para que ensinar? caminha juntamente com o como ensinar? na construção de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia ambiental.
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