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Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental

Giana Raquel Rosa Gouvêa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do investimento
humano e conceitual na inserção da educação ambiental no processo
de formação de professores. Trata-se de um estudo de caso, de natureza
empírica, realizado em dois centros universitários localizados em Lorena e
Barra Mansa, que atuam significativamente, na formação de professores da
região. No processo de coleta de dados, foram atendidas as premissas que
norteiam um estudo de caso, segundo YIN (2001), bem como fontes de
evidências variadas. Os dados receberam tratamento quantitativo e qualitativo,
dependendo na natureza da evidência. Nesse sentido, o estudo revela
que, embora os professorandos que participaram da pesquisa, tivessem pouca
ou nenhuma noção da importância do trabalho de educação ambiental, tal
situação pode ser alterada, inclusive no tocante às discussões que ocorrem
no ambiente universitário e no replanejamento de planos e projetos pedagógicos
dos cursos vocacionados para a formação de professores. Desta forma,
a reflexão constante sobre o que preciso saber para ensinar?, por que e
para que ensinar? caminha juntamente com o como ensinar? na construção
de um saber ambiental embasado pelo compromisso social e humano
necessário à formação dos professores e à superação da dispedagogia
ambiental.

Palavras-chave


educação ambiental; formação de professores; dispedagogia ambiental; environmental education; teacher training; environmental dispedagogy

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