Open Journal Systems

Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Gláucia Marcondes Vieira, Maria Laura Magalhães Gomes

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.


Palavras-chave


Livros Didáticos de Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Narrativas de Professores; Formação de Professores que Ensinam Matemática

Texto completo:

PDF DOI