Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Authors

  • Gláucia Marcondes Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Laura Magalhães Gomes Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Livros Didáticos de Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Narrativas de Professores, Formação de Professores que Ensinam Matemática

Abstract

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa sobre a utilização de livros didáticos de Matemática por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O material empírico da investigação é constituído pelas entrevistas de dez professores de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Belo Horizonte, com o uso da metodologia da História Oral. O foco do artigo é o papel desempenhado pelos livros didáticos para a formação dos docentes para as práticas pedagógicas relacionadas aos conhecimentos matemáticos. Nas narrativas dos docentes, destacam-se as críticas ao manual do professor, o reconhecimento do livro didático como um elemento importante, embora não único, no desenvolvimento curricular, e as afirmações dos próprios saberes dos professores quanto a seus alunos e realidades escolares.

Author Biographies

Gláucia Marcondes Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Faculdade de Educação

Universidade deo Estado de Minas Gerais - UEMG

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Departamento de Matemática e Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG

Published

2014-12-08

How to Cite

Vieira, G. M., & Magalhães Gomes, M. L. (2014). Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educar Em Revista, 30(54), p. 257–273. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/34325

Issue

Section

Demanda Contínua