Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal

Autores

Palavras-chave:

Fazer docente. Ensino Verticalizado. Formadores de Professores. Institutos Federais

Resumo

Nesta pesquisa, pretendeu-se desocultar os fazeres que são tecidos nas práticas de ensino de Formadores de Professores (FP), com foco em suas didáticas, de modo a sinalizar as possibilidades, tensões e dilemas que enfrentam diariamente. De abordagem qualitativa, a entrevista narrativa constituiu-se como abordagem de pesquisa, sendo recolhida com cinco FP dos cursos de Licenciatura de um Instituto Federal (IF). Os resultados sinalizam possibilidades pela atuação multifacetada no ensino verticalizado, incitando os FP a transcenderem sua área epistemológica do saber. Todavia, o movimento em diversos níveis e o acúmulo de atividades intensificam a ação docente e obrigam os FP a mobilizarem saberes na lida com ementas múltiplas, junto à interação com alunos de faixas etárias diferenciadas, para os quais, muitos não estão preparados.  

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal Goiano

Possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho(2016). Graduação em Pedagogia, Matemática e Direito. Foi professora da rede de educação de Mato Grosso por 17 anos. Atualmente é professora titular do Instituto Federal Goiano. Atuou com a coordenação do Projeto de Iniciação à Docência Pibid e atua como coordenadora institucional do Residência Pedagógica. Líder do grupo EducAção do IF Goiano; membro do grupo Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade, saberes e práticas educativas, Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Paniago, R. N. (2023). Desafios e possibilidades enfrentados na atuação dos Formadores de Professores de um Instituto Federal. Educar Em Revista, 39, e84355. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/84355

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