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Literacia e consciência histórica

Isabel Barca

Resumo


A ideia de literacia histórica enquanto conjunto de competências de interpretação
e compreensão do passado surge associada à proposta de desenvolvimento
da consciência histórica, tal como defende Peter Lee. Esta necessidade
de orientação temporal exige identificações múltiplas, a várias escalas
(do local ao global), e a consideração de pontos de vista diversificados,
apresentados quer por historiadores quer por outras fontes para a História.
Assumindo a relevância desta problemática para a formação da consciência
histórica, é pertinente interrogarmo-nos acerca de como desenvolvem os
alunos universitários (futuros professores de História) as suas competências
de literacia histórica. No âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino
da História, no 4º ano da Licenciatura em Ensino de História (Universidade
do Minho), explorararam-se as seguintes questões de investigação: 1) Que
critérios utilizam os futuros professores de História quando decidem entre
versões históricas diferentes? 2) Como é que estes futuros professores fundamentam
os seus argumentos a favor ou contra uma determinada versão?
Aos dezoito alunos do curso participantes neste estudo, foi proposta uma
tarefa de avaliação de dois textos históricos, um de Luís de Albuquerque,
historiador português, outro de Sanjay Subrahmanyam, historiador indiano,
sobre a primeira viagem marítima dos portugueses à Índia (com suporte em
várias fontes, nomeadamente um excerto do diário de viagem de Gama).
Conjugando-se as dimensões de interpretação substantiva das mensagens
com a de uso de critérios históricos, os dados sugeriram uma categorização global constituída por cinco níveis de ideias. Os padrões mais observados
ligam-se a noções de viés (a validade histórica depende de uma maior ou menor neutralidade) ou de influência do contexto de produção nos historiadores.
A aceitação da validade de versões diferentes, enquanto algo genuíno
no conhecimento histórico, emergiu entre alguns poucos alunos universitários.
Esta tipologia coincide com os níveis de idéias observados em adolescentes
e crianças portuguesas, em estudos anteriores, embora os níveis mais
elaborados apareçam mais frequentemente entre os alunos universitários.

Palavras-chave


Literacia histórica; Consciência histórica; Educação histórica; Cognição; Formação de Professores; Historical literacy; Historical Consciousness; Historical Education; Cognition; Teacher education

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