Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa

Autores

  • Marta Nornberg UFPel
  • Gilberto Ferreira da Silva Unilasalle

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa-ação colaborativa, Escrita e autoria docente.

Resumo

Este artigo apresenta os processos de escrita e autoria enquanto prática formativa. O objetivo é analisar os significados e sentidos atribuídos pelos professores ao trabalho de escrita e autoria sobre sua ação docente. Para isso, analisa a correspondência eletrônica que foi trocada entre professores da Educação Básica e professores-pesquisadores da Universidade envolvidos em um projeto de pesquisa-ação colaborativa. A análise evidencia a escrita como ato solitário e fruto de um trabalho reflexivo caracterizado como árduo, semelhante à gestação e ao trabalho de parto. Embora descrito como penoso, o processo de escrita e autoria sobre a atividade docente é entendido como estratégia eficaz para o processo de formação continuada e como potência para a aprendizagem da docência.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

Nornberg, M., & Ferreira da Silva, G. (2014). Processos de escrita e autoria sobre a ação docente enquanto prática formativa. Educar Em Revista, 30(54), p. 185–202. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/31359

Edição

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