Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial

Autores

Palavras-chave:

Políticas de Formação Continuada. Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional Docente.

Resumo

O artigo problematiza a ideia de desenvolvimento profissional docente - DPD, na perspectiva de uma racionalidade neoliberal. Procura-se demonstrar como as iniciativas no campo das políticas públicas impulsionam ações na direção de uma governamentalidade empresarial (DARDOT; LAVAL, 2016). Para tanto, analisa-se um documento produzido pela UNDIME, pelo CONSED, pela Fundação Carlos Chagas, pela Profissão Docente em parceria com o Ministério da Educação, o qual tem como propósito orientar municípios e Estados, na direção de estabelecer matrizes de desenvolvimento profissional para professores e professoras da Educação Básica, a partir da Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica. O artefato em análise se caracteriza por uma concepção de desenvolvimento profissional docente centrada em práticas de regulação e de autorregulação necessárias à construção do sujeito neoliberal ou do neossujeito. Neste sentido, o estudo identifica a prática de mentoria para a gestão da formação continuada e do DPD, com o estabelecimento de protocolos de ação para o trabalho docente.

Biografia do Autor

Simone Barreto Anadon, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG desde 2008, lotada no Instituto de Educação.

Simone Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, em Portugal, sob financiamento da PDSE/CAPES. Pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas sob financiamento do CNPq. Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua como docente nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPEL) na Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas. Integra o Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas vinculado ao CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel.

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Anadon, S. B., & Silva, S. G. da. (2023). Políticas de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional Docente: uma estratégia de governamentalidade neoliberal empresarial. Educar Em Revista, 39, e88029. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88029

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