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Sobre a educação cultural e ético-política dos professores

Licínio C. Lima

Resumo


A formação de professores como educadores profissionais tem sido dominada
pela razão instrumental. Políticas educativas baseadas no gerencialismo, na
performance competitiva da escola, em padrões de avaliação, têm sublinhado
a necessidade de um novo tipo de professor: um professor altamente racional,
dotado de um perfil fortemente técnico. Instituições de formação também
têm mudado os seus projetos educativos para a formação de professores,
agora muito centrados nas novas tecnologias e em instrumentos práticos para
a ação didática, para avaliações de todo o tipo, para a microgestão da sala
de aula e para a medição através de testes, o uso de padrões e a produção
de evidência empírica sobre o seu trabalho. Estas tendências instrumentais
e os riscos envolvidos no processo de didatização da educação dos professores são criticados com base na importância de uma educação cultural e ético-política de professores. Os trabalhos de Paulo Freire foram escolhidos como a principal fonte para refletir sobre algumas das exigências básicas para alguém se tornar um professor, de acordo com uma agenda democrática e crítica. De acordo com a prespectiva freiriana, as possíveis contribuições resultantes de uma educação emancipatória e transformadora de educadores profissionais exigirão a capacidade de combinar formação técnica, científica e profissional com educação política, sonho e utopia.

Palavras-chave


Formação de professores; Educação cultural; Educação ético-política; Paulo Freire

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