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Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Sandra Freitas de Souza

Resumo


Este trabalho, centrado nas Políticas Públicas para a Educação Inclusiva, enfatiza  a   formação   de   professores   para   trabalharem   com   alunos   que apresentam necessidades educacionais especiais. A pesquisa, realizada em 2007/2008, em uma Escola Estadual de Belo Horizonte, objetivou investigar a capacitação de docentes para essa modalidade de educação e avaliar o processo de inclusão dos mencionados alunos, em uma Escola Estadual de BH. Metodologicamente, optou-se pela denominada pesquisa “Quali-Quanti”, na qual se aplicou um questionário que desenhou o perfil de 25 professoras da escola. Em termos qualitativos, foram entrevistadas 10 docentes, a diretora da escola e a gerente da Diretoria de Educação Especial (DEEP). Em síntese, foram estes os dados coletados: todas as professoras eram favoráveis à Educação Inclusiva; nenhuma delas tinha capacitação para trabalhar com essa educação e, apenas duas conheciam um pouco da legislação sobre a Educação Inclusiva; todas afirmaram tanto ter dificuldade de lidar com os referidos alunos quanto ser significativa a evasão escolar dos mesmos.


Palavras-chave


Educação Inclusiva; Formação de Professores; Políticas da Secretaria da Educação para a Educação Inclusiva.

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