Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-

Autores

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sandra Freitas de Souza Escola Estadual Pestalozzi; Faculdade Pitágoras; Universidade Presidente Antônio Carlos

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de Professores, Políticas da Secretaria da Educação para a Educação Inclusiva.

Resumo

Este trabalho, centrado nas Políticas Públicas para a Educação Inclusiva, enfatiza  a   formação   de   professores   para   trabalharem   com   alunos   que apresentam necessidades educacionais especiais. A pesquisa, realizada em 2007/2008, em uma Escola Estadual de Belo Horizonte, objetivou investigar a capacitação de docentes para essa modalidade de educação e avaliar o processo de inclusão dos mencionados alunos, em uma Escola Estadual de BH. Metodologicamente, optou-se pela denominada pesquisa “Quali-Quanti”, na qual se aplicou um questionário que desenhou o perfil de 25 professoras da escola. Em termos qualitativos, foram entrevistadas 10 docentes, a diretora da escola e a gerente da Diretoria de Educação Especial (DEEP). Em síntese, foram estes os dados coletados: todas as professoras eram favoráveis à Educação Inclusiva; nenhuma delas tinha capacitação para trabalhar com essa educação e, apenas duas conheciam um pouco da legislação sobre a Educação Inclusiva; todas afirmaram tanto ter dificuldade de lidar com os referidos alunos quanto ser significativa a evasão escolar dos mesmos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professora do Mestrado em Educação da PUC MINAS. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas para a Educação

Sandra Freitas de Souza, Escola Estadual Pestalozzi; Faculdade Pitágoras; Universidade Presidente Antônio Carlos

Mestre em Educação pela PUC Minas. Supervisora Pedagógica da Escola Estadual Pestalozzi e Professora Universitária da Faculdade Pitágoras e da Universidade Presidente Antônio Carlos.

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Como Citar

Oliveira, M. A. M., & Souza, S. F. de. (2011). Políticas para a Inclusão: estudo realizado em uma Escola Estadual de Belo Hori-. Educar Em Revista, 27(42), p. 245–261. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16073

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