Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação

Autores

  • Tárcia Rita Davoglio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Bettina Steren dos Santos PUCRS

Palavras-chave:

Motivação autodeterminada, professores, escala, validação

Resumo

A Self-Determination Theory (SDT) propõe que a motivação autodeterminada possui locus de causalidade intrínseco ao self, sendo apoiada ou contrariada por influências sociocontextuais que se processam por meio das necessidades psicológicas básicas. Sua presença leva o professor a manter alto nível de reflexão e consciência sobre suas escolhas e ações, permanecendo envolvido em atividades interessantes e engajando-se socialmente, enfrentando desafios e desenvolvendo competências necessárias à sua atuação. A fim de contribuir com medidas válidas e confiáveis para explorar a motivação autodeterminada de professores este estudo teve por objetivo desenvolver a Escala de Motivação Docente (EMD) e obter evidências psicométricas de validade e confiabilidade, a partir dos dados coletados com 398 professores universitários brasileiros. Após a análise de conteúdo e semântica dos itens e um teste piloto com a versão preliminar, os resultados exploratórios levaram ao refinamento da escala. A versão prototípica da EMD ficou composta por 24 itens, distribuídos em cinco dimensões representativas da motivação autodeterminada, com boa consistência interna. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, os resultados atuais são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização. Educação

Biografia do Autor

Tárcia Rita Davoglio, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Doutora em Psicologia; Pós-doutorado em Educação (Bolsista DOCFIX-FAPERGS/CAPES). Pesquisadora/Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. . Coordenadora do Grupo de Pesquisa Psicologia Aplicada:Pessoa e Contextos.

Bettina Steren dos Santos, PUCRS

Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação; Pós-doutorado no College of Education, Texas. Professora titular e Decana Associada da Escola de Humanidades/PUCRS; Bolsista PQ/CNPq/ Programa de Pós-Graduação em Educação/PUCRS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Processos Motiacionais em Contextos Educativos.

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Publicado

2017-08-24

Como Citar

Davoglio, T. R., & Santos, B. S. dos. (2017). Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação. Educar Em Revista, 33(65), p. 201–218. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47470

Edição

Seção

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