Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
Biblioteca Digital
de Periódicos
da Universidade Federal do Paraná
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFPR
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 33 n. 65 (2017)
v. 33 n. 65 (2017)
Dossiê - Intelectuais, Estado e política educacional no Brasil e em Portugal (1850-1980)
Publicado:
2017-08-24
Expediente
Educar em Revista
p. 1-4
PDF
Editorial
Cláudio de Sá Machado Jr., Ângelo Ricardo de Souza
p. 5-8
PDF
Dossiê Temático
Apresentação - Intelectuais, Estado e política educacional no Brasil e em Portugal (1850-1980)
Carlos Eduardo Vieira, Evelyn de Almeida Orlando
p. 15-18
PDF
Conferências Nacionais de Educação: intelectuais, estado e discurso educacional (1927-1967)
Carlos Eduardo Vieira
p. 19-34
PDF
Nacionalismo e regionalismo em dois inquéritos sobre o Ensino Superior Brasileiro nos anos 1920
Bruno Bontempi Jr.
p. 35-50
PDF
Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944)
Luciano Mendes de Faria Filho
p. 51-66
PDF
Terminologia Musical e Origem do Fado: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
p. 67-83
PDF
Pedagogos da nação: Reflexões sobre trajetórias e sociabilidades de bacharéis brasileiros a partir do periódico A Actualidade (1859-1861)
Matheus da Cruz e Zica
p. 85-101
PDF
“A Bandeira e a Cruz”: caminhos da trajetória intelectual da educadora Maria Junqueira Schmidt
Evelyn de Almeida Orlando
p. 103-118
PDF
Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida
Maria João Mogarro
p. 119-134
PDF
Demanda Contínua
A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
Eliane Juraski Camillo
p. 137-148
PDF
Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil
Marcos Suel Zanette
p. 149-166
PDF
A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira
Wolney Gomes Almeida
p. 167-181
PDF
Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar
Flórence Rosana Faganello Gemente, Sara Quenzer Matthiesen
p. 183-200
PDF
Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação
Tárcia Rita Davoglio, Bettina Steren dos Santos
p. 201-218
PDF
Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã
Nadia Magalhães da Silva Freitas, Carlos Alberto Marques
p. 219-235
PDF
Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco
Katharine Ninive Pinto Silva, Jamerson Antonio de Almeida da Silva
p. 237-247
PDF
Inovação Pedagógica Universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z
Luiz Fernando Quintanilha
p. 249-263
PDF
Entrevistas
Aportes sobre el campo de la sociología de la infancia: diálogos con Lourdes Gaitán Muñoz
Monique Aparecida Voltarelli
p. 267-282
PDF
Documentos
Memorial acadêmico para Professor Titular
Tânia Maria Baibich
p. 285-315
PDF
História Intelectual e Educação: trajetórias, impressos e eventos
Renato Torres
p. 319-325
PDF
No corpo de minha mãe: método emersivo
Gilberto Aparecido Damiano, Luiz Arthur Nunes da Silva
p. 327-334
PDF
A função pedagógica do diretor de escola
Ermelinda Liberato
p. 335-337
PDF
Palavras-chave
Idioma
Deutsch
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Free cookie consent management tool by
TermsFeed