A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira

Autores

  • Wolney Gomes Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz

Palavras-chave:

Guia-intérprete, Inclusão educacional, inclusão social, mediação, surdocegueira

Resumo

Refletir sobre a pessoa com surdocegueira e, sobretudo, o atendimento direcionado ao surdocego no contexto socioeducacional, constitui-se uma necessidade acadêmica, seja sobre a produção de conhecimentos teóricos quanto às intervenções práticas. Esta problemática configura os caminhos percorridos pela presente Tese de Doutorado, a fim de investigar a atuação do profissional Guia-intérprete no atendimento a pessoas com surdocegueira na cidade de Salvador-Ba, identificando os procedimentos de intervenção utilizados pelos profissionais, a partir das práticas comunicativas com surdocegos e caracterizando os fatores e aspectos que interferem em sua atuação profissional enquanto mediadores para a socialização do surdocego. A partir das contribuições teóricas sócio-interacionistas apresentadas por Vygosty (2007), este trabalho pauta suas reflexões, compreendendo que a relação do sujeito surdocego com o meio, constitui fator essencial para o desenvolvimento dos indivíduos. A escolha metodológica define um caminho do estudo de caso, e a partir dos instrumentos de investigação definidos pela entrevista e observação direta, permite a análise sobre a falta de informações e de conhecimentos específicos sobre a deficiência como um fator determinante para o surgimento de barreiras de ordem estrutural, programática, atitudinal, arquitetônica, que atingem tanto à qualidade dos serviços prestados ao surdocego, quanto à realidade social deste indivíduo, constituindo assim uma realidade excludente e de segregação.

Biografia do Autor

Wolney Gomes Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Diversidade) pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, possui Mestrado em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Especialista em Língua Brasileira de Sinais pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (RJ); Licenciatura em Letras pela Universidade Paulista; Bacharel em Comunicação Social Radio e Tv (2005) pela UESC. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, ministrando a disciplina Libras. É intérprete e professor de Libras - Língua Brasileira de Sinais, possuindo certificação de proficiência na tradução e interpretação da Libras e proficiência na docência de Libras, reconhecido e autorizado pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Autor do Livro didático "Introdução à Língua Brasileira de Sinais" (Editus), e organizador dos livros "Educação e Inclusão: Desafios e Possibilidades para a pessoa Surda" e "Educação de Surdos: Formação, Estratégias e Prática Docente". Atua como coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/UESC). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão social, comunidade surda, Libras, comunicação e educação de surdos.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Almeida, W. G. (2017). A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira. Educar Em Revista, 33(65), p. 167–181. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49000

Edição

Seção

Demanda Contínua