Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil

Autores

  • Marcos Suel Zanette

Palavras-chave:

Educação Infantil. Pesquisa Qualitativa. Entrevista

Resumo

Nesse artigo foi feita, a partir de dados historiográficos, uma investigação sobre o tema pesquisa no contexto da educação brasileira. Para a realização deste trabalho empírico bibliográfico, perpassou-se pelos textos publicados que versam sobre o início das pesquisas em Educação no Brasil e das reflexões sobre metodologias das pesquisas qualitativas nos trabalhos acadêmicos. O texto destaca que, o dispositivo entrevista individual ou em grupo, como instrumento para construir achados de campo, é uma ferramenta apropriada para compreender os dizeres dos entrevistados no processo da descrição do objeto da investigação pedagógica em educação.  

Biografia do Autor

Marcos Suel Zanette

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ. Participante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Professor na Educação Básica e em Cursos Superiores de Filosofia e Sociologia. E-mail: suelzanette@gmail.com. Juiz de Fora/MG, Brasil – Tel. (32) 991972729.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Zanette, M. S. (2017). Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar Em Revista, 33(65), p. 149–166. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47454

Edição

Seção

Demanda Contínua