Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil

Autores/as

  • Marcos Suel Zanette

Palabras clave:

Educação Infantil. Pesquisa Qualitativa. Entrevista

Resumen

Nesse artigo foi feita, a partir de dados historiográficos, uma investigação sobre o tema pesquisa no contexto da educação brasileira. Para a realização deste trabalho empírico bibliográfico, perpassou-se pelos textos publicados que versam sobre o início das pesquisas em Educação no Brasil e das reflexões sobre metodologias das pesquisas qualitativas nos trabalhos acadêmicos. O texto destaca que, o dispositivo entrevista individual ou em grupo, como instrumento para construir achados de campo, é uma ferramenta apropriada para compreender os dizeres dos entrevistados no processo da descrição do objeto da investigação pedagógica em educação.  

Biografía del autor/a

Marcos Suel Zanette

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói/RJ. Participante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Professor na Educação Básica e em Cursos Superiores de Filosofia e Sociologia. E-mail: suelzanette@gmail.com. Juiz de Fora/MG, Brasil – Tel. (32) 991972729.

Publicado

2017-08-24

Cómo citar

Zanette, M. S. (2017). Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar Em Revista, 33(65), p. 149–166. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47454

Número

Sección

Demanda Contínua