A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil
Palavras-chave:
Educação, pesquisa qualitativa em Educação, pesquisa qualitativa online, qualidadeResumo
O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.