A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil

Autores

  • Eliane Juraski Camillo Doutora em Educação pela UFSM. Docente do IFSC.

Palavras-chave:

Educação, pesquisa qualitativa em Educação, pesquisa qualitativa online, qualidade

Resumo

O presente artigo trata da questão da qualidade na pesquisa qualitativa em educação, com o intuito de compreender, entre os pós-graduandos egressos do doutorado em educação que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, de duas instituições do sul do Brasil – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e UFPR – Universidade Federal do Paraná – os sentidos atribuídos à qualidade na/da pesquisa em educação, bem como o espaço atribuído a mesma percebida na preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e os critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade e que elementos de sua tese demonstram que a mesma pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa online através da internet, com aporte em Flick (2009), por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário – UFSC e UFPR – observam a estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito dele. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em educação nessas duas universidades é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Camillo, E. J. (2017). A qualidade "de dentro" na/da pesquisa qualitativa em educação do sul do Brasil. Educar Em Revista, 33(65), p. 137–148. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/47999

Edição

Seção

Demanda Contínua