Open Journal Systems

Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física Escolar

Flórence Rosana Faganello Gemente, Sara Quenzer Matthiesen

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física Escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento dos dados, quais sejam: entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada oportunizou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; atendeu às necessidades dos professores; proporcionou a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de  novas práticas; proporcionou a elevação da autoestima dos professores e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo, para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.


Palavras-chave


Atletismo; Educação Física Escolar; Formação Continuada

Texto completo:

PDF