Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio

Autores

  • Ana Isabel Andrade Universidade de Aveiro
  • Filomena Martins Universidade de Aveiro

Palavras-chave:

Relatório de estágio, formação de professores, conhecimento profissional, prática educativa, diversidade linguística.

Resumo

Este texto analisa relatórios de estágio produzidos no quadro de um curso de mestrado profissionalizante para o 1º Ciclo do Ensino Básico numa instituição de ensino superior público em Portugal (Universidade de Aveiro). Trata-se de compreender, a partir dos relatórios escritos e defendidos por futuras professoras, as potencialidades de formação de um trabalho pedagógico-didático que elege a diversidade linguística como objeto de intervenção. Analisa-se o conteúdo do discurso de professoras em formação inicial, recolhido num dispositivo de ação, investigação e formação, para compreensão das potencialidades de construção de conhecimento profissional que os espaços de redação dos relatórios de estágio sobre as práticas de educação para a diversidade abrem, identificando desafios e possibilidades que se colocam atualmente à formação inicial de professores.

Downloads

Publicado

2017-02-25

Como Citar

Andrade, A. I., & Martins, F. (2017). Desafios e possibilidades na formação de professores – em torno da análise de relatórios de estágio. Educar Em Revista, 33(63), p. 137–154. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49134

Edição

Seção

Dossiê Temático