Complexos temáticos na formação de professores do campo

Autores

  • Maria Bernadete de Melo Cunha Universidade Federal da Bahia
  • José Luis de Paula Barros Silva Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

educação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos

Resumo

Neste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Universidade
Federal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.

Biografia do Autor

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Físico-química do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Gradudo em Química (1973), Mestre em Física (1999) e Doutor em Química (2004) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando no ensino da química, na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos e formação de professores.

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Publicado

2016-09-20

Como Citar

Cunha, M. B. de M., & Silva, J. L. de P. B. (2016). Complexos temáticos na formação de professores do campo. Educar Em Revista, 32(61), p. 171–188. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967

Edição

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