Complexos temáticos na formação de professores do campo

Autori

  • Maria Bernadete de Melo Cunha Universidade Federal da Bahia
  • José Luis de Paula Barros Silva Universidade Federal da Bahia

Parole chiave:

educação do campo, formação de professores, Sistema de Complexos Temáticos

Abstract

Neste artigo procuramos mostrar os significados atribuídos pelos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Universidade
Federal da Bahia acerca do Sistema de Complexos Temáticos no trabalho docente. Empregando abordagem de natureza qualitativa, foram coletados e analisados dados por meio de dois planejamentos de ensino elaborados pelos estudantes, utilizando temas do Sistema de Complexos. Entre eles, realizamos entrevistas individuais semiestruturadas para complementar os dados. Os resultados mostram que o Sistema de Complexos Temáticos foi parcialmente incorporado à práxis pedagógica desses estudantes e que houve avanços em relacionar o ensino de conteúdos científicos escolares a questões sociais relevantes, contribuindo para uma melhor compreensão da realidade. Embora os resultados sejam positivos, as dificuldades encontradas durante a formação apontam para a necessidade de se lutar por condições de trabalho nas Instituições de Ensino Superior que possibilitem outros modos de ensinar e formar professores, promovendo sua educação continuada de modo permanente.

Biografia autore

José Luis de Paula Barros Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Físico-química do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia. Gradudo em Química (1973), Mestre em Física (1999) e Doutor em Química (2004) pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação em Ciências, atuando no ensino da química, na investigação do ensino e da aprendizagem de conceitos científicos e formação de professores.

Pubblicato

2016-09-20

Come citare

Cunha, M. B. de M., & Silva, J. L. de P. B. (2016). Complexos temáticos na formação de professores do campo. Educar Em Revista, 32(61), p. 171–188. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45967

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua