Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Formação de professores, Ensino.

Resumo

São analisados desafios da docência da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) a partir da percepção de professores licenciados e não licenciados. De forma indireta, indaga-se sobre o lugar da formação inicial na superação dos desafios inerentes (e impostos) à docência na EPT. Constituído numa abordagem qualitativa-narrativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. A análise das narrativas seguiu os princípios da Análise Textual Discursiva. As narrativas foram estimuladas pelas seguintes questões: (a) Há diferenças entre atuar na EPT e em outras modalidades de ensino? Quais são essas diferenças? e, (b) Quais os principais desafios enfrentados na docência da EPT? Quais recursos são utilizados para enfrentá-los? Na interpretação dos dados foram constituídas duas categorias: (a) Desafio de construir o conhecimento pedagógico do conteúdo para a EPT e, (b) Desafio de constituir a identidade docente da EPT nos IFs. Os professores anunciam que suas formações para a docência são cotidianas e se dão mais pela experiência e parceria com os colegas do que se deram em cursos de formação inicial e continuada. Destacam que iniciaram a docência com poucos fundamentos teóricos-metodológicos e apontam a importância de processos regulares de formação continuada como recurso para minimizar os desafios da docência na EPT. Evidenciam, também, a falta de políticas institucionais que estimulem a formação para a docência na EPT.

Biografia do Autor

Roberta Pasqualli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Professora do IFSC

Doutora em Educação pela UFRGS

Pós-Doutora em Educação pela UFRGS

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT IFSC

Maria dos Anjos Lopes Viella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC

Doutora em Educação - UFSC - Docente Aposentada do IFSC

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutor em Educação - PUC - RS

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT IFRS

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Pasqualli, R., Lopes Viella, M. dos A., & Vieira, J. de A. (2023). Desafio da docência na Educação Profissional e Tecnológica nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil. Educar Em Revista, 39, e73172. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/73172

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