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Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife

Monica Folena Araújo, Tereza Luiza de França

Resumo


A formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores
de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental
(EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e
compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação
leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação
ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade.
Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo
analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas
universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições
desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções
de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente
exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período
de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de
EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para
a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA
como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do
conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para
o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla
sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições
e, consequentemente, a formação de professores.


Palavras-chave


educação ambiental; formação de professores de biologia; universidades

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