Concepções de Educação Ambiental de professores de biologia em formação nas universidades públicas federais do Recife
Palavras-chave:
educação ambiental, formação de professores de biologia, universidadesResumo
A formação de professores é processo complexo e o papel de formar professores
de biologia para atuar efetivamente com a Educação Ambiental
(EA), em todos os níveis de ensino, impõe às universidades desafios e
compromissos socioambientais complexos a serem assumidos. Tal afirmação
leva-nos a perceber quão necessário é o diálogo universidade-educação
ambiental na formação de profissionais que atuam em prol da sustentabilidade.
Tendo isto como pressuposto, o presente trabalho teve por objetivo
analisar concepções de EA de licenciandos em ciências biológicas das duas
universidades públicas federais do Recife e refletir sobre as contribuições
desses espaços formativos na formação de professores, pois as concepções
de EA construídas na universidade têm relação direta com a prática docente
exercida. Para tal, aplicamos questionários a estudantes de último período
de ambos os cursos. Verificamos que há predomínio das concepções de
EA como educação voltada ao meio ambiente e EA como educação para
a sustentabilidade. Entretanto, encontramos também a concepção de EA
como área da biologia, o que significa reduzi-la aos conceitos desta área do
conhecimento e afastá-la da área educacional. Os resultados apontam para
o compromisso acadêmico das universidades em garantir a EA na formação de professores e para o necessário processo de discussão e reflexão ampla
sobre questões socioambientais que visem o fortalecimento das instituições
e, consequentemente, a formação de professores.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.