Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo

Autores

  • Nívia Magalhães da Silva Freitas Universidade Federal do Pará/ Professora
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará/ Professora Titular

Palavras-chave:

Práticas teatrais, Ensino de Ciências, Formação de professores

Resumo

A interlocução entre Ciência e Arte, especialmente pela mediação do teatro, constitui-se perspectiva potencializadora do ensino de Ciências. O teatro, para além do entretenimento e da diversão, possibilita ações reflexivas, formativas e educativas. A pesquisa configurou-se como qualitativa, na modalidade narrativa. Buscamos nos conduzir pela seguinte questão de pesquisa: em que termos, experiências formativas, mediadas por práticas teatrais, contribuem para a aprendizagem de conhecimentos socialmente relevantes e compreensão crítica e reflexiva da realidade? Para fins deste artigo, selecionamos o telejornal intitulado “Diálogo Noturno”, o qual foi submetido à análise textual discursiva. A experiência do teatro jornal levou à constituição de espaços de (re)criação, de vivências estéticas, de resgate do modo como se aprende (e como se ensina), em um processo dialético que favoreceu a compreensão da realidade ambiental. A perspectiva de renovação do ensino de ciências, com o uso da arte pela ciência e a arte como forma de ampliar a compreensão da ciência no mundo, nos leva a ponderar que, ao vincularmos pensamento crítico às possiblidades de um fazer criativo, como no teatro, tem-se a constituição de “produtos” que auxiliam o fazer educativo para a formação de cidadãos críticos.

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Publicado

2018-04-06

Como Citar

Freitas, N. M. da S., & Gonçalves, T. V. O. (2018). Práticas teatrais e o ensino de Ciências: o teatro jornal na abordagem da temática do lixo. Educar Em Revista, 34(68), p.199–216. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/54660

Edição

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