Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno

Autores

  • Joana Peixoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás / Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Materialismo histórico-dialético, Formação de professores, Inclusão digital via ambiente escolar, Laptop educacional, Tecnologia e educação.

Resumo

Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre a
formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no
contexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estas
questões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:
1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,
com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradição
e a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusão
digital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em
uma racionalidade instrumental.

Biografia do Autor

Joana Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás / Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA - Approches Plurielles en Sciences de lÉducation (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é professora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação da PUC GOIÁS. É líder do Kadjót - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação. Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias Pedagógicas e Processos Educacionais. Mestre em Biologia pela UFG. Especialista em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental pela PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela PUC Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - Universidade Federal de Goiás (UFG). É integrante dos grupos de pesquisa KADJÓT (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), REPPID (Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas e Inclusão Digital) e COLLIGAT - [(Re)pensado a formação de professores de Ciências e Biologia].

Downloads

Publicado

2016-09-20

Como Citar

Peixoto, J., & Echalar, A. D. L. F. (2016). Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno. Educar Em Revista, 32(61), p. 205–222. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46088

Edição

Seção

Demanda Contínua