Inclusão excludente e utopia digital: a formação docente no Programa Um Computador por Aluno
Keywords:
Materialismo histórico-dialético, Formação de professores, Inclusão digital via ambiente escolar, Laptop educacional, Tecnologia e educação.Abstract
Este artigo discute as questões que emergiram em uma pesquisa sobre a
formação de professores para a inclusão digital via ambiente escolar no
contexto do Programa Um Computador por Aluno no estado de Goiás. Estas
questões são abordadas através da convergência de dois eixos temáticos:
1) a formação de professores e a 2) inclusão digital via ambiente escolar,
com base em princípios do materialismo histórico-dialético. A contradição
e a alienação são utilizadas para colocar em questão o conceito de inclusão
digital e para demonstrar que o modelo formativo docente teve como pressupostos básicos a fragmentação e a hierarquização, baseando-se em
uma racionalidade instrumental.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

