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Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Adriane de Castro Menezes Rangel

Resumo


O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três pólos – o conhecimento, a situação e o sujeito –, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao pólo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos pólos socioprofissional e epistêmico.

Palavras-chave


ormação de professores; modelo de formação; profissão docente

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