Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações

Autores

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté
  • Adriane de Castro Menezes Rangel Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

ormação de professores, modelo de formação, profissão docente

Resumo

O objetivo deste artigo é aplicar um modelo de análise aos processos de formação docente. Este modelo é construído a partir de três pólos – o conhecimento, a situação e o sujeito –, que definem três lógicas de formação: epistêmica, socioprofissional e psicológica. O modelo foi aplicado em dois estudos, uma formação continuada e uma formação inicial. Para o primeiro estudo, 189 professores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo avaliaram a formação que cursavam. Para o segundo estudo, 964 alunos do curso de Pedagogia de uma instituição do Estado do Pará responderam a um questionário sobre a formação recebida. Os resultados obtidos mostraram que: 1) a formação ofertada no primeiro estudo relaciona-se fundamentalmente ao pólo socioprofissional do modelo; 2) a formação do segundo estudo relaciona-se aos pólos socioprofissional e epistêmico.

Biografia do Autor

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L'Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L'Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP. Tem experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). Atua nas áreas de Psicologia, Educação e Gestão, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; estresse e coping; identidade profissional e cultura organizacional.

Adriane de Castro Menezes Rangel, Universidade de Taubaté

Graduada em Pedagogia- habilitação em
Administração Escolar, pela UNAMA (Universidade da Amazônia). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP).
Pesquisa na área de Formação, Saberes e Identidade Docente. Autora de artigos
científicos na área de Ciências Sociais Aplicadas e Educação. Experiência profissional: Membro do Grupo Gestor do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Pará (IDEPA); Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Graduação Universidade Estadual
Vale do Acaraú (2001 a 2006). Atualmente, Coordenadora de Pós-graduação da
Universidade Estadual Vale do Acaraú no Pará e Faculdade Ipiranga.

Downloads

Publicado

2012-10-05

Como Citar

Chamon, E. M. Q. de O., & Menezes Rangel, A. de C. (2012). Análise de um modelo para a formação de professores e suas aplicações. Educar Em Revista, 28(45), p. 167–184. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16641

Edição

Seção

Demanda Contínua