Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Superior, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional.

Resumo

O presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula).

Biografia do Autor

Andreia Vicencia Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela UFMS, Professora adjunta da Faculdade de Educação - FAED UFGD, atuando no Mestrado e Doutorado.

Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Professora adjunta da FAED - UFGD.

Caroline Touro Beluque, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Graduada em Letras - UFGD, Mestre em Literatura e Práticas Culturais - UFGD e Doutoranda em Educação - UFGD.

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Publicado

2023-10-06

Como Citar

Vitor Alves, A. V., Nogueira, R. M. de S., & Beluque, C. T. (2023). Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?. Educar Em Revista, 39, e87160. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160

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