Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?

Autores/as

Palabras clave:

Formação de Professores, Educação Superior, Estágio Supervisionado, Gestão Educacional.

Resumen

O presente artigo trata do estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura, buscando analisar a necessidade de sua criação e ou fortalecimento, bem como a importância no que concerne à formação inicial de licenciados/professores, diante da conjuntura atual, no âmbito normativo, com a aprovação da Resolução CNE/CP n.2/2019. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a formação prática em gestão educacional, garantida na Resolução CNE/CP n. 02/2015, que pode ser compreendida no estágio curricular supervisionado em gestão educacional, é considerada importante para a formação de professores, pois garante a formação com prática em gestão educacional, abarcando a gestão no âmbito escolar e dos sistemas de ensino, e tem como fim uma formação crítica, que proporcione trabalho coletivo, participativo com vistas à emancipação do indivíduo e dos grupos sociais, como requer a gestão democrática da educação. Contudo, antes mesmo de se consolidar efetivamente, a Resolução CNE/CP n. 02/2019 a retira das diretrizes nacionais para a formação de professor, sendo este um retrocesso para a democratização da educação, restringindo tal formação a prática docente (focalizada na sala de aula).

Biografía del autor/a

Andreia Vicencia Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela UFMS, Professora adjunta da Faculdade de Educação - FAED UFGD, atuando no Mestrado e Doutorado.

Rosemeire Messa de Souza Nogueira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
Professora adjunta da FAED - UFGD.

Caroline Touro Beluque, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Graduada em Letras - UFGD, Mestre em Literatura e Práticas Culturais - UFGD e Doutoranda em Educação - UFGD.

Publicado

2023-10-06

Cómo citar

Vitor Alves, A. V., Nogueira, R. M. de S., & Beluque, C. T. (2023). Para onde vai a prática e o estágio curricular supervisionado em gestão educacional nos cursos de licenciatura?. Educar Em Revista, 39, e87160. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87160

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