Open Journal Systems

A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

Monica Ribeiro da Silva

Resumo



Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da
reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção
de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade,
conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE,
para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade
do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores
fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação,
pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse
processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta
em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem
a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação
para o trabalho.

Teachers formation reformed: the notion of competences and the production of control

Abstract


This paper offers a reflexion on teachers formation on context of the
educational reform marked by the centralidade of the curriculum and the notion of competences. The analysis takes for reference the Critical Theory
of the Society, as the writings of T. ADORNO, M. HORKHEIMER and H. MARCUSE,
to analyze the relation between school education and teaching work in the
society of the present capitalism. The critical to the reform of the teachers
formation is based an incorporation movement, for the pedagogical field,
of the logic that conducts the market economy. This process of
incorporation occurs for different mediations and manifest in procedures
that value the competition, generate the exclusion and promote the
adaptation of the formation human the pretense requirements of formation
for the work.


Palavras-chave


formação de professores; reformas educacionais; competências; teachers’ formation; educational reforms; competences.

Texto completo:

PDF DOI