A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle

Autores

  • Monica Ribeiro da Silva

Palavras-chave:

formação de professores, reformas educacionais, competências, teachers’ formation, educational reforms, competences.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir a formação de professores no contexto da reforma educacional marcada pela centralidade do currículo e da noção de competências. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade, conforme os escritos de T. ADORNO, M. HORKHEIMER e H. MARCUSE, para dimensionar a relação entre escolarização e trabalho docente na sociedade do capitalismo tardio. A crítica à reforma da formação de professores fundamenta-se na constatação de um movimento de incorporação, pelo campo pedagógico, da lógica que rege a economia de mercado. Esse processo de incorporação ocorre por diferentes mediações e se manifesta em procedimentos que valorizam a competição, geram a exclusão e promovem a adaptação da formação humana a pretensos requisitos de formação para o trabalho.

Teachers formation reformed: the notion of competences and the production of control

Abstract

This paper offers a reflexion on teachers formation on context of the educational reform marked by the centralidade of the curriculum and the notion of competences. The analysis takes for reference the Critical Theory of the Society, as the writings of T. ADORNO, M. HORKHEIMER and H. MARCUSE, to analyze the relation between school education and teaching work in the society of the present capitalism. The critical to the reform of the teachers formation is based an incorporation movement, for the pedagogical field, of the logic that conducts the market economy. This process of incorporation occurs for different mediations and manifest in procedures that value the competition, generate the exclusion and promote the adaptation of the formation human the pretense requirements of formation for the work.

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Como Citar

da Silva, M. R. (2004). A formação de professores reformada: a noção de competências e a produção do controle. Educar Em Revista, 20(24), p. 195–210. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2215

Edição

Seção

Dossiê Temático