Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Gerencialismo, Base Nacional Comum Curricular, Novo Ensino Médio

Resumo

Reconhece-se a influência do Conselho Nacional de Secretários da Educação (CONSED) nos processos de implementação de políticas públicas de formação continuada docente no Brasil, bem como o seu papel na articulação da logística operacional e a sua aproximação com instituições do terceiro setor, o que tende a influenciar nas orientações para os processos formativos. Diante do exposto, o presente trabalho tem como questão de pesquisa a ser respondida: quais características propostas à formação continuada de professores no contexto de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio (NEM)? Para tanto, foram analisados documentos disponibilizados no site do CONSED, organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) Formação Continuada. No exame dos documentos foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes (2003). Como resultado da análise, emergiram categorias associadas às orientações para os processos de formação continuada de professores: alinhamento com políticas educacionais estadunidenses; governança; e avaliações, controle e monitoramento. Nessas categorias se ressaltam aspectos como: a necessidade de repensar um discurso da “eficácia” de formações continuadas de docentes realizadas nos EUA; a governança na qualidade de um princípio que envolve instituições do chamado terceiro setor alinhadas com a proposta gerencial de administração pública; avaliação como um instrumento de monitoramento e controle a respeito do que se ensina nas escolas. Conclui-se que princípios gerencialistas se fazem fortemente presentes nos documentos analisados e, portanto, como uma característica aos processos de formação continuada de docentes para implementação da BNCC e do NEM.

Biografia do Autor

Vanderlei José Valim Vieira Filho, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Química Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha como professor de Química na Rede Estadual de Educação Básica do Estado de Santa Catarina. Atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no cargo de professor supervisor. Possui título de mestre pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutorando do PPGECT pela UFSC.
Áreas de interesse: Formação de professores; Ensino e Aprendizagem; Políticas Públicas Educacionais.

Link Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5872314515915327

Fábio Peres Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande(2002), mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina(2005) e doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina(2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Membro de corpo editorial da Alexandria (UFSC) e Membro de corpo editorial do Educação Química en Punto de Vista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Link currículo Lattes: 

http://lattes.cnpq.br/7952821347546104

Publicado

2023-05-23

Como Citar

José Valim Vieira Filho, V., & Peres Gonçalves, F. (2023). Gerencialismo na formação continuada de professores no Brasil: uma análise de documentos propostos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Educar Em Revista, 39, e87137. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/87137

Edição

Seção

DOSSIÊ Valorização Docente nos Contextos de Brasil e Chile frente às marchas e contramarchas do neoliberalismo